sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Próximas reuniões do GEPT por Videoconferência: 15/09 - FOB/USP - Paulo Sérgio da Silva Santos 20/10 - INCA/RJ, HCFMUSP, FOUSP - Héliton Antunes, Luiz Alberto Soares Valente Jr, Nathalie P. Rezende Medeiros 24/11 - FOUSP/TMO-HCFMUSP - Fábio L. Coracin ** Escolha uma unidade para assistir e participar das reuniões. *** Se tem interesse em cadastrar sua instituição para participar da teleconferência, entre em contato com paulosss@fob.usp.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reunião Mensal - Setembro.

Reunião mensal do Grupo de Estudos de Pacientes Transplantados do CAPE/FOUSP acontecerá no dia 15 de setembro de 2010 as 17 horas.
Será realizada em forma de videoconferência com participação da Faculdade de Odontologia da USP, Faculdade de Odontologia de Bauru (USP), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, INCA - Instituto Nacional do Cancer (RJ).

Mais informações no decorrer da semana!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

As reuniões do GEPT estarão suspensas durante Junho e Julho, sendo retomadas em Agosto. Esperamos todos por lá no segundo semestre.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea.

Acontecerá entre 24 e 28 de agosto de 2010 o Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea em Porto de Galinhas, PE.
Programem-se!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

por: Paulo Sérgio da Silva Santos O transplante de medula óssea tem se tornado o tratamento de escolha para muitas doenças que afetam a produção da célula tronco hematopoiética e elementos do sistema imunológico. Os pacientes pediátricos receptores de transplante geralmente apresentam alterações bucais em conseqüência da severa imunosupressão, induzida pela quimioterapia e/ou radioterapia. Essas manifestações bucais podem ser graves e interferir nos resultados da terapêutica médica com complicações sistêmicas, aumentando o tempo de internação hospitalar, os custos do tratamento, além de afetar diretamente o conforto do paciente.
Para maiores informações, acesso ao artigo na íntegra: http://portal.apcd.org.br/index.aspx?Pagina=Revista62_6.html

Reunião Mensal do GEPT.

O Grupo de Estudo de Pacientes Transplantados CAPE/FOUSP realiza mensalmente uma reunião em que são discutidos tópicos relacionados a este grupo de pacientes.
Próxima reunião: 28 de abril de 2010 Horário: 18h00m Local: Faculdade de Odontologia - USP - Anfiteatro da Biblioteca. Tema: Antibiótico profilaxia em receptores de transplantes Modalidade: Journal Club Responsável: Fábio Luiz Coracin

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fale conosco ...

Para mantermos a troca de informações e sugestões disponibilizamos o email

odontologiaemtransplantes@gmail.com

Como começou ... e onde estamos...

Em meados do ano 2000 um grupo de Cirurgiões Dentistas em aperfeiçoamento no Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, observou um aumento do número de atendimentos a pacientes em programação de transplantes de órgãos e tecidos bem como pacientes já transplantados. Decidiu-se realizar estudos para melhor compreensão das doenças e das drogas utilizadas para a imunossupressão dos pacientes transplantados. Este grupo inicialmente formado pelos Cirurgiões Dentistas Fabrício Bitu Sousa, Adriana Etges, Roberto Brasil Lima e Paulo Sérgio da Silva Santos, sob a orientação da coordenadora do CAPE Profa. Dra. Marina Helena Gallottini de Magalhães, começou então a estudar e atender os pacientes desta área. Hoje temos dissertações e teses apresentadas à Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP sobre temas correlacionados aos pacientes transplantados, artigos nacionais e internacionais publicados, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais e vários projetos de pesquisa em andamento no CAPE. O Grupo de Estudos em Pacientes Transplantados (GEPT) completa 10 anos neste ano de 2010, e continuamos com nossas reuniões mensais, com dedicação especial de alguns Cirurgiões Dentistas: Karin Sá Fernandes, Fábio Luiz Coracin, Ana Cláudia Luiz. Este grupo de estudos está sempre de portas abertas para acadêmicos, profissionais e pós-graduandos interessados em discutir os assuntos referentes à assistência odontológica aos pacientes transplantados.

(por Paulo Sérgio da Silva Santos)