quarta-feira, 21 de abril de 2010

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

por: Paulo Sérgio da Silva Santos O transplante de medula óssea tem se tornado o tratamento de escolha para muitas doenças que afetam a produção da célula tronco hematopoiética e elementos do sistema imunológico. Os pacientes pediátricos receptores de transplante geralmente apresentam alterações bucais em conseqüência da severa imunosupressão, induzida pela quimioterapia e/ou radioterapia. Essas manifestações bucais podem ser graves e interferir nos resultados da terapêutica médica com complicações sistêmicas, aumentando o tempo de internação hospitalar, os custos do tratamento, além de afetar diretamente o conforto do paciente.
Para maiores informações, acesso ao artigo na íntegra: http://portal.apcd.org.br/index.aspx?Pagina=Revista62_6.html

Reunião Mensal do GEPT.

O Grupo de Estudo de Pacientes Transplantados CAPE/FOUSP realiza mensalmente uma reunião em que são discutidos tópicos relacionados a este grupo de pacientes.
Próxima reunião: 28 de abril de 2010 Horário: 18h00m Local: Faculdade de Odontologia - USP - Anfiteatro da Biblioteca. Tema: Antibiótico profilaxia em receptores de transplantes Modalidade: Journal Club Responsável: Fábio Luiz Coracin